A modalidade crucial para empresas que precisam enviar cargas menores, é conhecida como transporte de cargas fracionadas. Dessa forma, as demandas nesse tipo de entrega geralmente não carecem do uso completo ou exclusivo dos veículos, permitindo que ocorra o compartilhamento do espaço e bem como o rateio dos custos. Assim sendo, a partir desse transporte é possível otimizar custos, consolidar cargas, além de melhorar a eficiência nas entregas.
Neste contexto, a Trans Império aborda como funciona as operações de transporte fracionado, além de apresentar suas particularidades e seus principais benefícios.
O que é transporte fracionado?
O transporte fracionado compreende a distribuição de mercadorias que não ocupam a capacidade total de um veículo de carga. Em razão disso, essas mercadorias são agrupadas em centros de distribuição e transportadas de maneira conjunta, minimizando despesas e proporcionando um serviço mais acessível para empresas de diferentes portes.
Logo, diferentemente de outras operações, onde um caminhão é reservado a um único embarcador, no fracionado, múltiplas cargas compartilham o espaço disponível do veículo.
Principais particularidades da carga fracionada
Consolidação de cargas: Nesse tipo de modalidade, as mercadorias de diferentes empresas são agrupadas no mesmo veículo, a fim de otimizar o transporte.
Centros de distribuição: Geralmente, na carga fracionada, as mercadorias passam por hubs logísticos antes de prosseguir para o destino final.
Rotas compartilhadas: Como este é um transporte compartilhado, é preciso planejar as rotas de entregas estrategicamente, para otimizar os trajetos, uma vez que será necessário atender diversos clientes em uma mesma viagem.
Prazo de entrega variável: Em geral, essa operação abrange múltiplos destinatários, devido a isso, o tempo de entrega pode variar de acordo com a demanda e a rota estabelecida.
Flexibilidade: O transporte fracionado é adequado para empresas que não precisam de grandes volumes de envio.
Benefícios do transporte fracionado
Redução de custos
Ao compartilhar o espaço do veículo, isso possibilita que empresas paguem somente pelo espaço utilizado. Assim, os custos serão compartilhados entre os remetentes, tornando a operação bem mais acessível, especialmente para pequenas e médias empresas.
Maior frequência de coletas e entregas
As empresas que possuem menor volume de carga normalmente se beneficiam de um transporte mais econômico. Isso porque, podem despachar menores volumes de cargas com maior frequência, sem que seja necessário esperar que tenham maior volume de encomendas.
Menor impacto ambiental
Devido a otimização das rotas e o compartilhamento de veículos, isso impacta positivamente na questão que envolve a sustentabilidade. Dado que, reduz o número de veículos em circulação, consequentemente, minimizando a emissão de poluentes.
Flexibilidade e alcance ampliado
Com o transporte fracionado permite que as empresas atendam clientes em diversas regiões, inclusive locais remotos, sem a necessidade de grandes estoques ou investimentos em frota própria.
Afinal, quando optar pelo transporte fracionado?
O transporte fracionado é recomendado para empresas que:
- Enviam mercadorias em volumes menores e com frequência.
- Precisam de flexibilidade no transporte.
- Buscam redução de custos logísticos.
- Atendem múltiplos clientes em diferentes localidades.
Portanto, o transporte fracionado é uma solução logística estratégica com intuito de otimizar recursos, diminuir despesas e assegurar entregas eficientes. Desse modo, atende às necessidades de negócios de diferentes setores, proporcionando praticidade e acessibilidade na distribuição de mercadorias.


