Blog Trans Império

Confira nosso conteúdo

Transporte de farmacêutico: Saiba as responsabilidades desta operação e os cuidados que mantém sua integridade

24/10/2025

O transporte de produtos farmacêuticos é uma etapa crucial dentro das operações logísticas para este setor, pois requer responsabilidade e cuidados rigorosos a fim de garantir a integridade e a eficácia dos medicamentos, além de manter sua segurança durante todo trajeto, desde a fabricação até o consumidor final. Desse modo, as exigências para essa atividade são regulamentadas pela Anvisa, sobretudo, a partir da RDC nº 430/2020 e da RDC nº 304/2019, que estabelecem boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos. 

Diante do exposto, a Trans Império aborda sobre as responsabilidades do transporte de farmacêuticos e quais os cuidados necessários para manter sua integridade.

As responsabilidades desta operação

As responsabilidades do transporte de produtos farmacêuticos envolvem diversos agentes, os quais devem garantir toda qualidade e segurança durante as operações. Neste sentido, entre os principais se destacam:

Farmacêutico responsável técnico (RT): Profissional responsável por supervisionar o cumprimento de boas práticas, ele atua diretamente nas empresas de logísticas especializadas no setor. Assim, entre suas atividades estão:

  • Averiguar as condições exigidas para o transporte, conforme exigido por cada fabricante.
  • Assegurar a integridade dos medicamentos, especialmente referente aos aspectos de controle de temperatura e segurança.
  • Analisar e acompanhar os processos de distribuição e transporte, com intuito de garantir a qualidade dos medicamentos.

Empresas transportadoras: Precisam obrigatoriamente de uma autorização da Anvisa para atuar no setor, além da importância em seguir os procedimentos operacionais padrão (POPs) estabelecidos. Desse modo, geralmente esse processo abrange:

  • Treinamento das equipes para o manuseio adequado dos produtos.
  • Higienização e manutenção adequada constantes nos veículos de transporte.
  • Monitoramento rigoroso das condições de transportes, por meio de ferramentas que controlam temperatura e umidade.

Fabricantes e distribuidores: Em geral, são eles quem ficam responsáveis pela qualidade e segurança dos medicamentos ao longo de toda cadeia. Por esse motivo, precisam garantir que os transportadores compram adequadamente as boas práticas.

Cuidados para manter a integridade dos farmacêuticos

Os medicamentos são produtos que podem sofrer com alterações por fatores externos como temperatura, umidade e luminosidade. Devido a isso, para que sua integridade seja mantida, é de suma importância a adoção de cuidados específicos como:

Controle de temperatura

O controle de temperatura é um dos cuidados mais importantes desse tipo de operação, sobretudo para produtos que requerem a cadeia de frios, como vacinas e produtos biológicos. Logo, deve-se adotar as seguintes práticas:

Uso de embalagens térmicas: basicamente são caixas térmicas que possuem gelo ou bolsas de gel congeladas que visam manter a temperatura adequada dos itens em curtas distâncias.

Veículos refrigerados: Ideal para transportes em longas distâncias, sendo necessário o uso de caminhões com baú refrigerado com intuito de garantir uma temperatura baixa e estável durante todo trajeto.

Monitoramento: Refere-se ao acompanhamento contínuo da temperatura durante o transporte da carga, onde geralmente utilizam-se de dispositivos de monitoramento que possam gerar registros detalhados. 

Rastreamento e segurança

Por meio de um rastreamento eficaz, promove-se o devido acompanhamento dos produtos farmacêuticos desde a origem até o destino final. Além do mais, este sistema garante a segurança contra situações de roubos e extravios. Logo, para isso é necessário:

Tecnologia: Trata-se da utilização de sistemas de rastreamento por GPS para assegurar o monitoramento da localização e o status das cargas.

Documentação: Normalmente são registrados detalhes relacionados ao transporte, como as informações sobre os veículos e também treinamento dos responsáveis pelo transporte e manuseio desses produtos.

Protocolos de segurança: São adotadas medidas de segurança visando a proteção da carga, principalmente as que possuam um alto valor.

Portanto, ao seguir esses procedimentos e cumprir a legislação, as empresas responsáveis pelo transporte de farmacêutico conseguem entregar os produtos com segurança,  eficácia e a qualidade esperada, evitando riscos à saúde pública.

  • Blog
Voltar para o Blog
Faça agora sua cotação online
Entre em contato conosco